Observability

Benefícios da observability

4 vantagens imediatas da observability para o negócio

 

Muitos acreditam que a observability tem a ver apenas com aplicações, infraestrutura e funções de negócio. E tem mesmo. Mas não só. Ela também considera o comportamento dos usuários, o impacto de incidentes sobre o negócio e o desempenho das aplicações.

Por isso, a observability não é uma competência que você pensa apenas ao final do projeto. Ela deve ser considerada desde o início, exigindo planejamento e, depois, trabalho duro para ser implementada. 

A informação que vai alimentá-la vem de várias fontes. Você precisa de arquitetos para  fazer o design, de desenvolvedores para montar a estrutura, de operações para garantir os gatilhos de alerta certos, da empresa para definir claramente o que ela precisa, e de uma estratégia para avaliar o comportamento e o impacto nos negócios. 

Conforme o projeto avança para as fases de desenvolvimento e teste, você deve continuar a avaliá-lo, buscando medidas para estabelecer o sucesso, assegurar que as métricas sejam capturadas em saídas de logs/metrics/traces e se certificar de que suas aplicações não permaneçam em silos, mas sim correlacionadas de acordo com as funções de negócio. 

Mas quais as vantagens reais que aprendi depois de ajudar empresas a implementar observability? Abaixo seguem as principais.

Leia também: 6 tendências em observability

 

1- Aplicações correlacionados

As arquiteturas modernas têm uma complexidade e tanto. Infraestruturas são redes sofisticadas e inteligentes, interligando aplicações. Uma transação originada em uma aplicação local pode acabar atravessando aplicações em contêineres hospedados em nuvem para atender uma requisição. 

A observability garante o correlacionamento dessas aplicações, logo que essa complexidade não torne sua equipe cega, perdendo muito tempo se concentrando em correlacionar aplicações para identificar erros ou lentidão em qualquer aplicação. 

Rapidamente, é possível mapear o impacto de problemas originados em um ponto, com quaisquer rotas que ele tenha tido por outras aplicações e funções de negócio.

2- Experiência aprimorada do cliente

A observability fornece informações mais rapidamente sobre o estado do ambiente. No caso de um incidente de alta severidade supercrítico para a infraestrutura, se ela estiver servindo apenas uma porcentagem muito pequena de clientes de baixo valor, esse pode não ser um incidente de alta prioridade. 

A observability fornece essa informação, e também informa os sintomas antes que os clientes sintam, dando uma janela para analisar, detectar e agir. 

Por vezes, os problemas não podem ser corrigidos nessa janela, mas você ainda pode usar o tempo para preparar sua resposta aos clientes para que o service desk atue de maneira proativa. 

Todos os seus investimentos em observability levam a uma melhor experiência do cliente.

 

3- Racionalização de ferramentas

Com observability, você reduz o tempo necessário para interagir várias equipes para uma análise de causa raiz do problema, pois usa as ferramentas para obter insights relevantes. 

Mesmo que as ferramentas funcionem em seu próprio contexto, métricas importantes (como infraestrutura, processos de aplicações, implantações, banco de dados, redes, SRE, negócios, capacidade e muito mais) estão em uma única console de eventos que permite medir o desempenho e gerenciar incidentes. 

Tendo um conjunto de ferramentas cuidadosamente escolhidas para observar as funções de negócios, você também aumentará a transparência da equipe, pois todos os membros terão acesso ao mesmo nível de insights.

 

4- Concentração não apenas na tecnologia, mas também no processo

Uma vez tendo os dados disponíveis, você precisa usá-los. Você também deve investir no processo de gestão de incidentes para que a remediação do problema faça parte do dia a dia. 

Com observability, você automatiza tarefas repetitivas do processo, ganhando agilidade e reduzindo o espaço para erro humano. 

Escolher a melhor ferramenta e tecnologia dará a visibilidade. Nem sempre será possível obter 100% de automação nela, mas as práticas serão suficientemente robustas para rastrear um problema.

Leia também: Benefícios da observability já consolidados no mercado

 

Muitos dados transformados em valor

Correlacionar aplicações, consolidar diferentes ferramentas e ingerir dados pode facilmente levar a grandes volumes de dados, ou seja, a um ruído de dados

Mesmo que o design da observability possa estar capturando milhares de parâmetros, o que traz valor é saber quais medidas são primordiais para entregar uma função de negócios específica. 

Em sistemas observáveis, a análise pós-incidente é mais efetiva, pois todas as partes envolvidas têm acesso a informações de todas as outras equipes envolvidas.

Os sistemas observáveis permitirão que você adote uma abordagem para que todos os aspectos do sistema sejam acessíveis e visíveis. Assim, o menor deslize poderá ser facilmente identificado e avaliado quanto ao seu real impacto.

Quer iniciar? Fale conosco.

Explore conteúdos relacionados:

Observability

Synthetic monitoring: 7 razões para considerar essa ferramenta

Observability

Distributed tracing: uma introdução de alto nível